terça-feira, 22 de janeiro de 2013

ENGOLINDO UM CURURU


           Na vida já engoli tantos cururus, que não sei como não morri engasgada. Eram cada um maiores do que outros, sem direito a um óleo, vaselina líquida ou água para ajudar a descer.
       Para quem não sabe o que é um cururu, é da origem da língua tupi kuru'ru sendo a designação popular dada aos grandes sapos. Pois é, se este sapo é grande por natureza, imagine-o de forma gigantesca.
    Engolimos gigantescos sapos no nosso cotidiano: nos noticiários, programas de TV, nos círculos de amizades e familiares, no trabalho e assim por diante.
    Nos noticiários, ouvimos e lemos coisas absurdas e que infelizmente ficamos com as mãos atadas. Por exemplo, aumento de salário dos políticos, que são exorbitantes e “acredito” eles “trabalham” em média três vezes por semana. Enquanto o povo trabalha de segunda a sexta, alguns até nos finais de semana e feriados, recebendo um salário vergonhoso, que mal dá para pagar as contas do final do mês. Engulo este sapo, porque NÓS SOMOS CULPADOS de certa forma. Nós votamos neles... fazer o quê?
   Nos programas de TV... meu Deus! Se uma pessoa não tiver TV por assinatura ESTÁ PERDIDO! Um exemplo,passei uns dias na casa de amigos nas férias, que não tinham este pequeno luxo. O melhor foi ir para noitada, porque na TV não tinha uma coisa que prestasse. Não vou ser hipócrita em dizer que nunca curti um reality show. Assisti o BBB até a 7ª versão. Depois perdeu a graça... comecei a ficar mais crítica e a repensar sobre o programa. Li uma crônica do Luiz Fernando Veríssimo, “A Vergonha”, que me fez acordar completamente sobre esse programa: não consigo mais assistir. Todos os argumentos do autor são verdadeiros... e ADOREI! E não somente estes programas... as novelas estão apelativas, alguns programas humorísticos não tem graça alguma... DEUS!!! Até o momento, o que salvam são as entrevistas do Jô Soares... que deveria passar aos sábados, domingos e no horário nobre, seguido de Altas Horas, com Serginho Groisman. Uma dúvida: porque o que é bom, só passa nas madrugadas, em que o trabalhador, que acorda cedo, não pode assistir? Aff!!! Também gosto de alguns quadros do programa do Luciano Huck e o Programa Bem Estar. De outras emissoras... sem comentários.
    Nos círculos de amizades e familiares, depende do lugar onde estamos. Por exemplo, se estou na casa de um familiar e ele joga uma “piadinha de mal gosto” ou uma “indireta quase direta”, sou obrigada a engolir o cururu e deixar a resposta para um lugar neutro. Minha mãe me ensinou que devemos respeitar a casa dos outros e deixar eles falarem o que quiserem, pois é o terreno deles.
   No trabalho, engolir curucu é normal. Mesmo sem gostar de determinadas coisas, temos que fazer isso para manter a harmonia. Existe algo chamado HIERARQUIA... quem debate com quem manda quer ser demitido ou excluído de alguma forma. Tem um ditado popular que é verdadeiro: “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Quanto aos colegas, às vezes, é melhor ignorar e esperar para dar a resposta na hora certa, porque discutir em certas ocasiões, você acaba perdendo a razão e se igualando a ele.
   Aprendi com a vida que dá para vomitar os curucus no tempo e na hora certa. Primeiro, vendo os noticiários as imensas corrupções políticas, vomito nas urnas, aprendendo a votar. Segundo, nos programas de TV, é só desligar o aparelho, passear ou ler um livro. Terceiro, nos círculos familiares e de amizades, responder no momento certo, em lugar neutro... há alguns que é melhor ignorar, para não gastar energia com pessoas insignificantes. Por último, no trabalho, é esperar em Deus (digo por experiência), as respostas um dia chegam sem precisar de palavras... e esse momento é maravilhoso, porque o sapo é expelido grandiosamente, sem que você se estresse com ninguém... é só ficar assistindo e a vida continua.

Bibliografia:

2 comentários:

  1. É verdade, quem nunca engoliu um cururu? Hum, eu li a crônica sobre o BBB. Já li uma da Martha Medeiros um pouquinho parecida, que também fala que o dinheiro de cada paredão poderia ser usado para uma coisa mais útil.
    Adorei o seu texto!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir