sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

FELIZ: SER OU ESTAR?



Estive pensando sobre o ser e o estar feliz. Até mesmo pesquisei sobre estes verbos auxiliares e seus aspectos gramaticais para chegar a uma conclusão sobre este assunto.
Consultei dicionários e todos dão as mesmas definições:
SER: possuir as características ou qualidades indicadas pelos adjetivos(predicado) que acompanham e determinam o verbo.
ESTAR: ser num dado momento; encontrar-se(em certa condição).
Estas definições não satisfez minhas expectativas sobre o que eu desejava saber. Então, tentando me aprofundar mais, encontrei o livro O Aspecto Em Português de Sônia Bastos Borba Costa. Ela trata sobre verbos auxiliares, especificamente o SER e o ESTAR, citando propostas bem interessantes das autoras da Gramática da língua Portuguesa, Maria Helena Mira Mateus et alii:
A resposta proposta pelas autoras sugere que ser é “selecionado por predicadores que exprime propriedades individuais” e estar é “selecionado por predicadores que exprimem propriedades de manifestações temporalmente limitadas de individuais”. Isto é, estar é usado quando a predicação é “temporalmente limitada”, não válida para qualquer tempo, mas sim para um período de tempo delimitado. De uma certa forma trata-se da distinção entre estado permanente x estado transitório. Assim, ser se emprega para referir estado permanente (ser um homem baixo, por exemplo) e estar se emprega para referir estado transitório (estar cansado, por exemplo). [...](COSTA,2002 p.52-3)

Ao meu ver, em cada pessoa, a felicidade deveria ser imanente. O verbo SER deve ser usado para as coisas positivas da vida como, por exemplo: “Sou bonita, não importa a opinião dos outros”. Há pessoas que vivem dizendo: “Sou infeliz”. Meu Deus, que tristeza! A amargura dominou essas pessoas. São do tipo que quaisquer coisas boas que você diga, ela tem uma desculpa para dizer que NUNCA vai conseguir...aff!!! Por mais amiga que você tente ser... é melhor manter a distância... e se for contagioso?
Vejo diversas pessoas dizendo “estou feliz” hoje, como se fosse apenas um momento na vida dela. Na internet, por exemplo, nos sites de rede sociais é o que mais leio. O que deveriam ser, realmente, momentâneos, ou melhor dizendo, usando o verbo ESTAR, são as decepções, as enfermidades físicas e psíquicas, a pobreza, a tristeza, o desemprego, entre outras coisas ruins.
Nós estamos de passagem neste mundo e temos que aproveitar e SER FELIZ!!! Não sabemos quanto tempo teremos por aqui. Muita gente que vive no ESTAR, pode não concordar com o que estou dizendo. Por exemplo, uma pessoa adquiriu uma doença incurável, tem pouco tempo de vida: este é o momento em que, ao invés de cultivar a amargura e a tristeza, deve aproveitar seus últimos dias para SER FELIZ e fazer tudo o que sempre desejou!
Alguns vão me perguntar: “quem é você pra dizer isso?” Respondo: uma pessoa que já passou por muitas dores, muitas perdas irreparáveis (inclusive, minha mãe e uma filha no mesmo ano), muitas decepções, muitas dificuldades... mas não deixei a “bola cair”... transformei tudo isso num aprendizado, experiências que aproveito para ajudar a outros que passam pela mesma situação. Recuperei muitas coisas que havia perdido, realizei a maioria dos meus sonhos, com a ajuda de Deus, e hoje grito para o UNIVERSO: SOU FELIZ!!!

BIBLIOGRAFIA:
  • Michaelis: dicionário escolar língua portuguesa. - São Paulo: Editora Melhoramentos, 2002.
  • FERNANDES, Francisco,LUFT,Celso Pedro & GUIMARÃES,F. Marques. Dicionário brasileiro Globo – 9ª ed. – Rio de Janeiro: Globo, 1989.
  • COSTA, Sônia Bastos Borba. O aspecto em português – 3ª ed. - São Paulo: Contexto, 2002.


Nenhum comentário:

Postar um comentário