segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Trabalhos sala de aula:PROJETO SIMULADO PARA AVALIAÇÕES EXTERNAS


A realização do projeto simulado busca preparar o aluno para as avaliações bimestrais e, principalmente, para as avaliações externas SAERJ/SAEJINHO,PROVA BRASIL, ENEM,VESTIBULARES e CONCURSOS PÚBLICOS.
O SAERJINHO é aplicado bimestralmente no 5º e 9º Anos do Ensino Fundamental e em todas as séries do Ensino Médio, sendo uma ferramenta pedagógica, que tem como objetivo diagnosticar se os alunos estão atingindo as habilidades e competências do Currículo Mínimo, de acordo com o Eixo/Foco bimestral, seguindo a Matriz de Referencia do SAERJINHO. Esta é uma forma que ajudará a Secretaria de Estado de Educação elaborar medidas para a melhoria do processo de ensino da Rede Estadual.
Como professora da Escola Estadual Professora Norma Toop Uruguay, situada em Duque de Caxias, realizei o Projeto Simulado na disciplina de Língua Portuguesa em todos os bimestres no 9º Ano do Ensino Fundamental e 1º Série do Ensino Médio. As provas foram aplicadas seguindo o modelo das avaliações externas, para familiarizá-los: 10(dez) questões de múltipla escolha e cartão resposta.
Antes de iniciarem as provas, os alunos receberam as orientações quanto ao tempo estipulado de 90 (noventa) minutos, o uso apenas de caneta preta ou azul, não rasurar os cartões resposta, não usar aparelhos eletrônicos (celulares, ipods, entre outros) durante a avaliação.
O resultado deste projeto foi positivo. Alguns alunos conseguiram alcançar boas médias tanto nas provas do simulado, quanto nas avaliações externas SAERJ/SAERJINHO. Pude avaliar as dificuldades de alguns alunos e procurei ajudá-los com atividades complementares(Projeto Monitoria) e discutir as questões que a maioria deles não conseguiram acertar.
Para o ano de 2013, continuaremos com o projeto e ainda com a inclusão da disciplina Leitura e Produção Textual, inovaremos preparando os alunos para as provas do ENEM e Vestibulares.

2 comentários:

  1. esse ano quero ganha um net bruik kkk em prof . tomara qe a senhora dar aula pra mim

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkk... só você mesmo, Lucas...kkkkkkk... Será um prazer dar aula a você novamente. Se você estiver matriculado na 1003... quem sabe?
    Abraços!!!

    ResponderExcluir