No
nosso cotidiano temos contato com diversos textos, orais ou escritos, que são
conhecidos estruturalmente como gêneros textuais ou discursivos. Essas estruturas
são reconhecidas socialmente, possuem pontos em comum nas suas
características e procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e em situações
específicas. Segundo Luiz Antonio Marcuschi, os gêneros:
"[...] são formas verbais de ação
social relativamente estáveis realizadas em textos situados em comunidades de
práticas sociais e em domínios discursivos específicos” (Marcuschi, 2002, p.
25).
Esses textos possuem uma finalidade de
acordo com o domínio em que se manifesta. Observe alguns exemplos no quadro
abaixo:
DOMÍNIO
|
GÊNEROS
TEXTUAIS
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Jornalístico
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Artigo de opinião; Autobiografia;
Biografia; Carta de leitor; Charge; Crônica; Editorial; Entrevista; Notícia; Reportagem;
Resenha; etc.
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Ficcional
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Conto; Fábula;
Romance; Epopeia; História em quadrinhos;
Lendas; Novelas; Teatro; Filme;
etc.
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Pessoal ou
Interpessoal
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Carta; E-mail; Recado;
Bilhete; Conversa; etc.
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Religioso
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Epístolas; Evangelho;
Sermão; Ladainha; Parábola; etc.
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Político
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Debate; Discurso;
Pronunciamento; etc.
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Entretanto, é necessário fazer a distinção
entre gênero e tipo textual para que haja melhor entendimento. Veja o quadro
abaixo:
Tipos Textuais
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Gêneros Textuais
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São definidos por propriedades linguísticas que
vão caracterizar os gêneros: vocabulário, relações lógicas, tempos verbais,
construções frasais, etc.
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São realizações linguísticas concretas definidas
por propriedades sociocomunicativas, ou seja, dentro de um contexto cultural
e com função comunicativa.
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São eles: narração, argumentação, descrição,
injunção (ordem) e exposição (que é o texto informativo).
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Abrangem um conjunto praticamente ilimitado de
características determinadas pelo estilo do autor, conteúdo, composição e
função.
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Geralmente variam entre 5 e 9 tipos.
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Alguns exemplos de gêneros: telefonema, sermão,
carta comercial, carta pessoal, aula expositiva, romance, reunião de
condomínio, lista de compras, conversa espontânea, cardápio, receita
culinária, inquérito policial, blog, e-mail, etc. São infinitos!
|
(Fonte: http://educacao.globo.com/portugues/assunto/estudo-do-texto/generos-textuais.html)
Isso não significa que os gêneros
textuais desprezem ou excluem os tipos textuais. Observe o quadro a seguir:
Aspectos tipológicos
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Capacidade de linguagem dominante
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Exemplo de gêneros orais e escritos
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Narrar
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Detalhes de ação através da criação da intriga no domínio do verossímil.
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Conto de Fadas, fábula, lenda,narrativa de aventura, narrativa de
ficção cientifica, narrativa de enigma, narrativa mítica, história engraçada,
biografia romanceada, romance, romance histórico, novela fantástica, conto,
crônica literária, adivinha, piada.
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Relatar
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Representação pelo discurso de experiências vividas, situadas no tempo.
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Relato de experiência vivida, relato de viagem, diário íntimo,
testemunho, anedota ou caso, autobiografia, curriculum vitae, notícia,
reportagem, crônica social, crônica esportiva, histórico, relato histórico,
ensaio ou perfil biográfico, biografia.
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Argumentar
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Sustentação, refutação e negociação de tomadas de posição.
|
Textos de opinião, diálogo argumentativo, carta de leitor, carta de
solicitação, deliberação informal, debate regrado, assembleia, discurso de
defesa (advocacia), discurso de acusação (advocacia), resenha crítica,
artigos de opinião ou assinados, editorial, ensaio.
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Expor
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Apresentação textual de diferentes formas dos saberes.
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Texto expositivo, exposição oral, seminário, conferência, comunicação
oral, palestra, entrevista de especialista, verbete, artigo enciclopédico,
texto explicativo, tomada de notas, resumo de textos expositivos e
explicativos, resenha, relatório científico, relatório oral de experiência.
|
Descrever ações
|
Regulação mútua de comportamentos.
|
Instruções de montagem, receita, regulamento, regras de jogo,
instruções de uso, comandos diversos, textos prescritivos.
|
EXERCÍCIOS
1) (ENEM 2010)
O Chat e sua linguagem virtual
O significado da palavra chat vem do
inglês e quer dizer “conversa”. Essa conversa acontece em tempo real, e, para
isso, é necessário que duas ou mais pessoas estejam conectadas ao mesmo tempo,
o que chamamos de comunicação síncrona. São muitos os sites que oferecem a
opção de bate-papo na internet, basta escolher a sala que deseja “entrar”,
salas são divididas por assuntos, como educação, cinema, esporte, música, sexo,
entre outros. Para entrar, é necessário escolher um nick, uma espécie de
apelido que identificará o participante durante a conversa. Algumas salas
restringem a idade, mas não existe nenhum controle para verificar se a idade
informada é realmente a idade de quem está acessando, facilitando que crianças
e adolescentes acessem salas com conteúdos inadequados para sua faixa etária.
Segundo o texto, o chat
proporciona a ocorrência de diálogos instantâneos com linguagem específica, uma
vez que nesses ambientes interativos faz-se uso de protocolos diferenciados de
interação. O chat, nessa perspectiva, cria uma nova forma de comunicação porque
a a) possibilita que ocorra diálogo sem a exposição da
identidade real dos indivíduos, que podem recorrer a apelidos fictícios sem
comprometer o fluxo da comunicação em tempo real.
b) disponibiliza salas de bate-papo sobre diferentes assuntos com pessoas pré-selecionadas por meio de um sistema de busca monitorado e atualizado por autoridades no assunto.
c) seleciona previamente conteúdos adequados à faixa etária dos usuários que serão distribuídos nas faixas de idade organizadas pelo site que disponibiliza a ferramenta.
d) garante a gravação das conversas, o que possibilita que um diálogo permaneça aberto, independente da disposição de cada participante.
e) limita a quantidade de participantes conectados nas salas de bate-papo, a fim de garantir qualidade e eficiência dos diálogos, evitando mal-entendidos.
b) disponibiliza salas de bate-papo sobre diferentes assuntos com pessoas pré-selecionadas por meio de um sistema de busca monitorado e atualizado por autoridades no assunto.
c) seleciona previamente conteúdos adequados à faixa etária dos usuários que serão distribuídos nas faixas de idade organizadas pelo site que disponibiliza a ferramenta.
d) garante a gravação das conversas, o que possibilita que um diálogo permaneça aberto, independente da disposição de cada participante.
e) limita a quantidade de participantes conectados nas salas de bate-papo, a fim de garantir qualidade e eficiência dos diálogos, evitando mal-entendidos.
2) (ENEM 2010)
Câncer 21/06 a 21/07
O eclipse em seu signo vai desencadear
mudanças na sua autoestima e no seu modo de agir. O corpo indicará onde você
falha – se anda engolindo sapos, a área gástrica se ressentirá. O que ficou
guardado virá à tona, pois este novo ciclo exige uma “desintoxicação”. Seja
comedida em suas ações, já que precisará de energia para se recompor. Há
preocupação com a família, e a comunicação entre os irmãos trava. Lembre-se:
palavra preciosa é palavra dita na hora certa. Isso ajuda também na vida
amorosa, que será testada. Melhor conter as expectativas e ter calma, avaliando
as próprias carências de modo maduro. Sentirá vontade de olhar além das
questões materiais – sua confiança virá da intimidade com os assuntos da alma.
Revista Cláudia. Nº 7, ano 48,
jul. 2009.
O reconhecimento dos diferentes
gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função específica, seu objetivo
comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se aos conhecimentos
construídos socioculturalmente. A análise dos elementos constitutivos desse
texto demonstra que sua função é
a) vender um produto anunciado.
b) informar sobre astronomia.
c) ensinar os cuidados com a saúde.
d) expor a opinião de leitores em um jornal.
e) aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho.
a) vender um produto anunciado.
b) informar sobre astronomia.
c) ensinar os cuidados com a saúde.
d) expor a opinião de leitores em um jornal.
e) aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho.
3) (ENEM 2010)
O dia em que o peixe saiu de
graça
Uma operação do Ibama para combater a
pesca ilegal na divisa entre os Estados do Pará, Maranhão e Tocantins incinerou
10 km de redes usadas por pescadores durante o período em que os peixes se
reproduzem. Embora tenha um impacto temporário na atividade na região, a medida
visa preservá-la ao longo prazo, evitando o risco de extinção dos animais.
Cerca de 15 toneladas de peixes foram apreendidas e doadas para instituições de
caridade.
Época. 23 mar. 2009 (adaptado).
A notícia acima, do ponto de
vista de seus elementos constitutivos,
a) apresenta argumentos contrários à pesca ilegal.
b) tem um título que resume o conteúdo do texto.
c) informa sobre uma ação, a finalidade que a motivou e o resultado dessa ação.
d) dirige-se aos órgãos governamentais dos estados envolvidos na referida operação do Ibama.
e) introduz um fato com a finalidade de incentivar movimentos sociais em defesa do meio ambiente.
f) limita a quantidade de participantes conectados nas salas de bate-papo, a fim de garantir qualidade e eficiência dos diálogos, evitando mal-entendidos.
a) apresenta argumentos contrários à pesca ilegal.
b) tem um título que resume o conteúdo do texto.
c) informa sobre uma ação, a finalidade que a motivou e o resultado dessa ação.
d) dirige-se aos órgãos governamentais dos estados envolvidos na referida operação do Ibama.
e) introduz um fato com a finalidade de incentivar movimentos sociais em defesa do meio ambiente.
f) limita a quantidade de participantes conectados nas salas de bate-papo, a fim de garantir qualidade e eficiência dos diálogos, evitando mal-entendidos.
4) ( ENEM 2013)
A
diva
Vamos ao teatro, Maria José?
Quem me dera,
desmanchei em rosca quinze kilos de farinha
tou podre. Outro dia a gente vamos
Falou meio triste, culpada,
e um pouco alegre por recusar com orgulho
TEATRO! Disse no espelho.
TEATRO! Mais alto, desgrenhada.
TEATRO! E os cacos voaram
sem nenhum aplauso.
Perfeita.
Quem me dera,
desmanchei em rosca quinze kilos de farinha
tou podre. Outro dia a gente vamos
Falou meio triste, culpada,
e um pouco alegre por recusar com orgulho
TEATRO! Disse no espelho.
TEATRO! Mais alto, desgrenhada.
TEATRO! E os cacos voaram
sem nenhum aplauso.
Perfeita.
(PRADO, A. Oráculos de maio. São
Paulo: Siciliano, 1999.)
Os
diferentes gêneros textuais desempenham funções sociais diversas reconhecidas
pelo leitor com base em suas características específicas, bem como na situação
comunicativa em que ele é produzido. Assim, o texto A diva
a) narra um fato real vivido por Maria José.
b) surpreende o leitor pelo seu efeito poético.
c) relata uma experiência teatral profissional.
d) descreve uma ação típica de uma mulher sonhadora.
e) defende um ponto de vista relativo ao exercício teatral.
a) narra um fato real vivido por Maria José.
b) surpreende o leitor pelo seu efeito poético.
c) relata uma experiência teatral profissional.
d) descreve uma ação típica de uma mulher sonhadora.
e) defende um ponto de vista relativo ao exercício teatral.
RESPOSTAS
1 – a
2 – e
3 – c
4 - b
Bibliografia:
- MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A.P., MACHADO, A. R., BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, p. 22.
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